Bia e Leo são dois irmãos que gostam muito de brincar, mas perto de sua casa não há muitas áreas de lazer. No caminho da escola, eles encontram uma pracinha cheia de brinquedos, porém sofre com a depredação. Assim, eles decidem entrar numa aventura para tentar preservar esse espaço, que se tornou tão especial. Nessa jornada, eles encontram Tom, Caramelo e os Guardiões da Praça, personagens que vão ajudá-los na missão.
Essa é a sinopse do livro infantojuvenil “Bia e Leo em: se essa praça fosse minha”, produzido pela Ideação com apoio do Topázio Mall, centro comercial localizado no bairro Alípio de Melo em Belo Horizonte. O livro foi criado como uma forma de incentivar a conscientização da preservação do meio ambiente, especialmente, da Praça dos Agricultores, localizada no bairro e que foi carinhosamente adotada pelo Topázio. Muito além de um projeto institucional, o livro é uma história sobre união, amizade, coragem e coletividade para a comunidade.
Processo criativo
A agência Ideação já presta serviços de comunicação para o Topázio Mall há pouco mais de um ano, realizando comunicação interna e externa, além de diversas atividades e eventos na Praça dos Agricultores. Assim, percebemos que a praça é de grande importância para a comunidade. A partir disso, desenvolvemos os mascotes do Topázio, personagens criados para facilitar a comunicação com a população e incentivar a preservação.
Dessa forma, o livro foi a consequência dessa série de ações que já vinham sendo realizadas, mas fomos além. Foi muito mais do que mais um projeto institucional. Absorvemos todas as histórias já contadas e construímos uma nova, dessa vez na forma de ficção, mas incluindo também a praça, os mascotes e a participação coletiva da comunidade.
O texto
O livro foi escrito por Geysiane Andrade, escritora e redatora da agência. Para ela, a pesquisa e a convivência na Praça dos Agricultores foram essenciais para o projeto: “Já vínhamos contando as histórias do Topázio e da Praça dos Agricultores: como era antes, a revitalização dos espaços, as pessoas que passam por ali, aquelas que se tornaram guardiãs e que lutam pela preservação. Assim, todo o trabalho já realizado, além de pesquisa de referências literárias foram essenciais para a criação da história, construção dos personagens e escolha de linguagem. Eu também moro na região, então, conhecer os espaços, as áreas próximas e saber essas histórias ainda foi muito importante para o processo criativo”, conta.
Além da preservação, o objetivo também foi incentivar a leitura e a literatura: “Desde o início, tínhamos a ideia de trazer a importância da conscientização da preservação não apenas da praça, mas também do meio ambiente, dos espaços e o respeito às pessoas. Portanto o projeto também é um estímulo à leitura, à literatura e à educação, a fim de gerar conexão com a comunidade e aguçar o senso de coletividade, cuidado e também de preservação da história, da memória e dos laços de afeto criados nesses espaços”, afirma a autora.
Ilustrações e projeto gráfico
Todas as ilustrações e o projeto gráfico do livro foram criados por Bruno Ribeiro, ilustrador e designer da agência. Ele conta um pouco dos desafios do projeto:
“Ilustrar o livro foi desafiador, porque foi meu primeiro livro infantil. Meu traço de ilustrador é um pouco mais adulto e requer muita delicadeza e cuidado com as formas infantis. A interpretação da criança é inocente, e isso demanda um traço mais inofensivo. Mas o fato de o livro tratar muito de natureza me deu certo conforto, porque meus desenhos são muito ligados à temática das plantas. Outro desafio foi ter feito o livro quase 100% digital, e para mim, que sou mais acostumado com o desenho manual, acabou sendo incomum. Eu gosto muito de crianças e sinto que a ilustração é uma forma muito cuidadosa e fácil de informar e educar pessoas de pouca idade”, diz.
Para ele, a criação visual dos personagens foi a parte preferida do processo: “Decidir as características físicas, a roupa, as cores é sempre especial, porque é quando você sente que está dando forma a um ser humano, mesmo que na ficção”, explica o ilustrador.
Construção e cultura de marca
Muito mais do que divulgar produtos e serviços, também é importante transmitir os valores e propósito de marca. O Topázio Mall possui grande compromisso com a sustentabilidade e desenvolvimento da região onde atua. Assim, ter parte de sua história contada no livro contribui para o fortalecimento da filosofia e construção da marca, como afirma a CEO da Ideação Daiana Sampaio:
“Queríamos fazer um projeto diferente para nos conectarmos ainda mais com as pessoas e a comunidade em torno do Topázio e da Praça dos Agricultores. Então, nada melhor do que utilizar a literatura, que já é uma área que trabalhamos na praça, em parceria com escolas e agentes culturais locais. O livro apresenta, de forma lúdica e humanizada, a importância da preservação e da coletividade, consequentemente, mostrando os diferenciais, a cultura e valor da marca, ou seja, uma imagem positiva para a comunidade e o mercado”, conta. Daiana é a responsável pela comunicação e marketing do centro comercial e atuou como coordenadora editorial do livro.
Os consumidores desejam se conectar com marcas que se envolvam, transmitam confiança e compartilhem dos mesmos valores. Conforme pesquisa do Twitter em parceria com a empresa de dados Kantar, divulgada pela ex-diretora do Twitter Brasil Fiamma Zarife, a relevância cultural de uma marca é decisiva quando o assunto é intenção e recomendação de compra no Brasil. “No primeiro caso, a correlação entre ambos é de 99% e, no segundo, chega a 98%. Isso mostra que, ao decidir quais produtos e serviços comprar, as pessoas não estão pensando apenas em conceitos básicos como preço e qualidade – ou até mesmo em conceitos mais amplos como reputação. Elas também estão avaliando o quanto uma marca reflete seus interesses e apoia as questões que as mobilizam”, afirma.
Uma marca é capaz de gerar impacto social e coletivo por meio da cultura. Nesse sentido, a literatura, por exemplo, pode ser uma forma diferente de conversar com o público, a fim de atingir todas as classes sociais e ainda trazer entretenimento para as crianças, no caso do livro em questão, incentivo à leitura, à cultura e à educação, outros valores fundamentais para a Galicia Empreendimentos e Participações, administradora do Topázio, e também da agência Ideação.
Portanto ações como essa mostram que as marcas podem estar próximas e se conectarem com seu público de maneira assertiva e genuína. As empresas que se humanizam, entendem o momento e ouvem a comunidade onde estão inseridas são as que realmente possuem relevância cultural e valor de marca, atuando não apenas nas vendas, mas também como agentes transformadores que impactam positivamente a vida da sociedade.
Bia e Leo em: se essa praça fosse minha
? Texto: Geysiane Andrade
? Ilustração e projeto gráfico: Bruno Ribeiro
? Coordenação editorial: Daiana Sampaio
? Colaboração: Fernanda Drumond
? Idealização e produção: Agência Ideação
? Apoio: Topázio Mall (Galicia Empreendimentos e Participações Ltda.)