Nos últimos anos, a volta às aulas têm sido um pouco diferente. As instituições, além da missão de educar, ainda têm o desafio de promover um ambiente seguro e acolhedor durante esse período de pandemia de covid-19.
Para o “novo normal”, é preciso muitas adaptações e contar com uma comunicação eficaz, humanizada, que envolva a diretoria, os professores, funcionários, parceiros, pais, alunos e a comunidade externa. A comunicação escolar é essencial para a troca de conhecimentos, promoção de melhorias, mudanças, desenvolvimento social e pedagógico.
Além disso, o sucesso de qualquer negócio depende da comunicação. A criação de conceitos e mensagens transmitidos pela empresa promovem inúmeras vantagens aos negócios, pois gera proximidade com o público, confiança, autoridade, fortalece vínculos e agrega valor ao nome e à reputação da instituição.
Como melhorar a comunicação nas escolas?
- Trabalhe a gestão de marca
As estratégias de branding são muito importantes para gerar bons negócios para qualquer empresa. Assim, é necessário estabelecer o DNA da marca, seu propósito, os valores, objetivos, posicionamento de mercado, público-alvo, persona, ter estratégia de preço, realizar pesquisas e definir a área de atuação. Tudo isso para trabalhar logo, identidade visual e slogan da marca, estabelecer linguagens, construir conteúdos e campanhas para melhorar o entendimento da marca pelo público, fomentando sua percepção positiva e seus atributos intangíveis, o chamado valor de marca.
- Realize um planejamento de comunicação
Defina os objetivos de comunicação, defina estratégias de acordo com o mercado, analise a concorrência e pesquise os melhores meios e veículos de comunicação de acordo com cada público. Para isso, tenha uma equipe especializada.
- Estabeleça uma boa estratégia de design
O design está presente em todas as áreas da empresa: no serviço, na marca, nas formas, nos materiais, nas cores, na tipografia, nas salas de aula, nos impressos, na comunicação e em todos os materiais promocionais. Vai muito além do software ou de um layout bonito. O design cria valor e é elemento de diferenciação para produtos e serviços, potencializando o negócio. Assim, desenvolva uma boa identidade visual e aplique nos materiais e nas comunicações para cada público. Para deixar o ambiente escolar mais seguro e acolhedor, invista em uma boa comunicação visual, com sinalizações adequadas e de fácil compreensão para funcionários e estudantes; deixe os ambientes mais criativos, com adesivos, quadros, móbiles, tótens e outros materiais de acordo com cada público.
- Promova a comunicação digital
Trabalhe com canais modernos e confiáveis para facilitar a comunicação interna e externa, como e-mail, agenda digital, site, mídias sociais e aplicativos. Invista também em sistemas que possam melhorar a gestão escolar, aulas presenciais e on-line.
- Tenha uma comunicação interna eficiente
O público interno – gestores, diretores, professores e colaboradores –, deve estar bem alinhado quanto aos conceitos e às políticas da escola. Envolva a equipe e tenha um ambiente democrático e incentivador. Isso contribui para um bom planejamento de ações, atividades e metas durante o ano. Assim, promova reuniões com apresentações que mostrem o propósito e modelo de trabalho da escola, estabeleça objetivos, promova a cultura da empresa, alinhando valores e incentivando o relacionamento com os públicos, por meio de e-mails, canais diretos, comunicados on-line ou grupos em aplicativos de mensagens; envolva a equipe pedagógica e administrativa, motive os funcionários com eventos e encontros internos.
Gostou das dicas e quer melhorar a sua comunicação no ambiente escolar? Então, fale com a gente.