A internet transformou a maneira como negociamos, contratamos um serviço, gerenciamos resultados e pessoas. Diante do mercado cada vez mais competitivo, nos últimos anos, as empresas sentiram a necessidade de investir cada vez mais na comunicação para vender seus produtos e melhorar sua imagem perante seus diferentes públicos. E, para ter uma comunicação eficiente e assertiva, é preciso estratégia criativa e saber como aplicá-la.
Nesse sentido, muito mais do que pacotes de posts, e-mail marketing, vídeos ou panfletos, por trás de tudo isso, há muito planejamento e trabalho envolvido. Assim, é fundamental entender a importância da comunicação nas empresas e o minucioso trabalho desenvolvido por especialistas para ter resultados positivos nos negócios.
Benefícios da comunicação empresarial
Uma comunicação eficiente e assertiva pode potencializar ainda mais os resultados. Ela é responsável por:
- Alinhar valores e propósitos da empresa com seus diversos públicos;
- Criar imagem positiva e autoridade da marca;
- Fortalecer vínculos e agregar valor ao nome e à reputação da instituição;
- Aumentar as vendas e a produtividade;
- Melhorar o atendimento ao consumidor;
- Consolidar a presença e o posicionamento de mercado, inclusive no ambiente digital.
Todos esses resultados são frutos do trabalho de uma equipe multidisciplinar especializada de uma agência de marketing e comunicação, indispensável para a divulgação das marcas.
O trabalho das agências de outsourcing de marketing
Muitas vezes, o “faça você mesmo” não funciona. Com o outsourcing, sua empresa pode ter atuação mais estratégica, com melhor gestão de comunicação e marketing, com times experientes na área, melhores práticas no mercado e tudo com melhor custo-benefício.
A agência é quem cria, planeja e gerencia todas as etapas de comunicação e marketing. É composta por uma equipe multidisciplinar formada por diversos profissionais como: publicitários, jornalistas, relações públicas, designers, redatores, videomakers, especialistas de SEO, mídia, atendimento, planejamento, redes sociais e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa, entre outros.
Dessa forma, sua empresa pode manter o foco nos negócios, delegando as demandas de comunicação para as agências especializadas, o que pode reduzir custos, aumentar a qualidade dos serviços e a produtividade, com muito mais vantagem competitiva.
Quais são os departamentos de uma agência de comunicação?
Os setores e as equipes podem variar conforme o tamanho e objetivo da agência. Com as mudanças de mercado, alguns cargos também podem ser menos comuns, mas também são importantes para a evolução da área.
De forma geral, apresentamos o principal organograma de uma agência e seu fluxo de trabalho:
1. Atendimento
É o principal canal entre cliente e agência. Esse profissional é responsável por todos os contatos com o cliente, é quem entende suas necessidades e objetivos. O setor recebe as demandas e realiza o briefing com todas as informações necessárias ao setor de planejamento e criação. Também é responsável por aprovar as peças com o cliente e captar novos.
2. Planejamento
Área responsável por organizar e alinhar as informações do briefing recebido pelo setor de atendimento, desenvolver as melhores estratégias, ações e peças de acordo com os objetivos e orçamento do cliente.
3. Pesquisa
Os profissionais de pesquisa auxiliam o setor de planejamento, fornecendo dados sobre o mercado, as tendências, o público, concorrentes, parceiros e tudo necessário para a definição das estratégias em longo, médio e curto prazos.
4. Criação
É neste setor que as estratégias e ideias ganham forma, sendo realizado brainstorm e avaliação de possibilidades criativas para concepção de conceito, design, marca, identidade visual, redação, layout e peças finais. A equipe de criação é formada basicamente por diretor de arte, redator e designer gráfico, mas outros colaboradores, como videomakers, ilustradores, revisores, jornalistas, entre outros, também podem fazer parte.
5. Mídia
O setor de mídia é responsável pela pesquisa e definição dos melhores canais para a divulgação dos anúncios e campanhas do cliente. Esses profissionais realizam contato e negociação com diferentes meios e veículos de comunicação, e têm uma grande rede de networking para garantir as melhores estratégias de mídia.
6. Social Media
Com o crescimento do mercado digital e das redes sociais, este setor se individualizou, tornando-se indispensável numa agência. O social media é responsável pela definição, gestão e administração dos perfis do cliente nas mídias sociais. É quem produz conteúdo, realiza agendamentos de posts, monitoramento, relatórios e faz o relacionamento com o público seguidor.
7. Tráfego
Área menos comum, mas muito importante nas agências, é a de tráfego. Sua função é garantir a fluidez dos processos para o devido cumprimento das demandas da agência no prazo determinado. Os profissionais acompanham a demanda desde que chega no setor de atendimento até a entrega final para o cliente, organizando o fluxo de trabalho.
8. Produção gráfica
Muitas agências também incorporam esta função a outros cargos, mas por muito tempo foi um setor separado e ainda de grande relevância para o trabalho. O produtor gráfico é responsável por avaliar e definir os fornecedores para a produção e impressão do material produzido pelo setor de criação. É quem realiza contatos com as gráficas, faz orçamentos, analisa possíveis materiais, orienta a criação a respeito de acabamentos e tendências, além de acompanhar todos os processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão.
Além desses departamentos básicos, atualmente as grandes agências e empresas também adicionaram outros setores aos seus organogramas, atendendo às exigências de mercado, como: comercial, tecnologia e análise de dados, gestão do design, marketing digital, produção audiovisual, entre outros. Sem contar que as agências ainda trabalham com várias empresas terceirizadas de acordo com cada demanda.
Fluxo de trabalho
É importante ressaltar que todos os departamentos desenvolvem um trabalho integrado e, muitas vezes, simultâneo, sempre com troca de ideias, fácil comunicação, contribuindo para a assertividade e sucesso da campanha.
Dentro da agência, toda demanda segue um caminho muito bem definido. Do cliente para o atendimento, passando por planejamento, pesquisa, criação, mídia, social mídia, sempre indo e voltando, sofrendo adequações necessárias, até ser aprovado pelo cliente, enviado para a produção e, finalmente, ser entregue. Nesse caminho, todo o trabalho vai sendo estruturado, alinhado e enriquecido para que se tenha sempre o melhor resultado de acordo com as expectativas.
Dessa forma, o trabalho de comunicação vai muito além da peça pronta e de sua precificação. É um processo que envolve muita atenção, responsabilidade, diálogo, empatia, criatividade, sensibilidade e humanização para criar não só uma peça, mas experiências positivas para os consumidores.
E você, já conhecia os departamentos e o trabalho das agências? Quer saber como ter esses serviços? Fale com gente.