O poder da comunicação com a comunidade

Sua empresa tem se relacionado bem com a comunidade? Como está a sua comunicação com as pessoas que vivem ao redor dela? 

Qualquer empresa atua direta ou indiretamente em uma comunidade. O que muda é a intensidade dessa atuação e o modo como o seu negócio pode interagir e se relacionar com uma região. Isso porque as suas decisões podem ser determinantes na vida e no dia a dia das pessoas. Assim, a forma com a qual a sua empresa se comunica e a imagem transmitida é um fator muito importante e um diferencial.

 Como promover a comunicação com a comunidade? 

O sucesso de qualquer negócio depende da comunicação. A criação de conceitos e mensagens transmitidos pela empresa promovem inúmeras vantagens aos negócios, pois gera proximidade com o público, confiança, autoridade, fortalece vínculos e agrega valor ao nome e à reputação da instituição.

Antes de tudo, é necessário estudar bem a área de atuação da empresa e o público de seu entorno, entendendo sua cultura, suas necessidades, desejos e também suas dores e seus problemas.

Além disso, é preciso estudar como o negócio impacta diretamente na estrutura da comunidade, se por meio de intervenções físicas ou ambientais, culturais ou sociais, se promove serviços ou vende produtos, pois será necessário um plano de ação de comunicação direcionada a cada público e de acordo com cada objetivo.

Assim, a empresa pode, por exemplo, explicar a sua função, seu planejamento e plano de ação, e como as intervenções que planeja realizar na área irão afetar aquela comunidade, quais benefícios trarão e possíveis perdas (sempre trazendo soluções que minimizem os prejuízos). Transparência e inclusão da comunidade são essenciais para uma comunicação efetiva.

Ações efetivas 

Um dos clientes da Ideação é o Topázio Mall, centro comercial localizado no Bairro Alípio de Melo, em Belo Horizonte. Inaugurado em junho de 2021, o Topázio transformou a área de um terreno degradado em um grande empreendimento. Com dez lojas, o mall trouxe mais serviços, praticidade e conveniência para a população, valorizando ainda mais a área. Além disso, a administração ainda resolveu adotar, de forma espontânea, a praça ao lado, a Praça dos Agricultores, expressando o compromisso da empresa com o meio ambiente.

Logo, foi preciso montar um plano de comunicação que agregasse todas as atividades do mall e seu objetivo de se comunicar com o público e se tornar cada vez mais próximo da comunidade. 

  • Projeto de naming e design 

Foi realizada pesquisa de um nome ideal para o centro comercial, criação de logo e identidade visual, que transmitisse o verdadeiro propósito e os valores da empresa, favorecendo o reconhecimento do público e criando valor para a marca.

  • Evento de lançamento

O centro comercial iniciou suas atividades ainda sem um nome e identidades definidos, mas, após toda a construção da nova identidade visual, foi realizado um evento de lançamento, aproveitando ainda a reabertura da Praça dos Agricultores, que foi totalmente revitalizada por iniciativa espontânea da empresa. O lançamento envolveu criação de banners, backdrop, folder, adesivos, cartazes, convites, vídeos e ações promocionais. O evento envolveu toda a comunidade e começou a colocar o nome da marca na lembrança das pessoas.  

  • Site e mídias Sociais

Foram criados site e mídias sociais para o mall, entre Instagram, Facebook, YouTube e perfil da empresa no Google, possibilitando novos canais de comunicação, promovendo maior engajamento e proximidade com o público.

  • Projeto de preservação ambiental

Com a revitalização da Praça dos Agricultores, foi necessário um trabalho de conscientização ambiental do público para despertar sentimentos de união, pertencimento e parceria para a preservação da praça. Assim, foram criadas placas e adesivos para cada brinquedo e equipamento instalado na praça, além de uma cartilha informativa. Em todos os materiais, foram utilizados design e linguagem lúdicos para gerar identificação e acolhimento do público, criando os “Guardiões da Praça”. Também foi feito um grupo no WhatsApp para reunir voluntários para a limpeza da praça e estão sendo promovidos vários eventos que incentivam a preservação. 

  •  Relacionamento com instituições e parceiros locais

Foram realizadas reuniões e contatos com as principais associações, instituições, escolas, empresas e comércios dos bairros a fim de angariar parcerias em prol da preservação da Praça e também com o intuito de melhorar cada vez mais os serviços prestados na região. 

  • Eventos e projetos culturais

Vários projetos estão sendo realizados com o objetivo de incentivar a cultura, a arte e a literatura da região. Foram disponibilizados poemas nos bancos da praça, estão sendo promovidos vários eventos gratuitos na praça, que incentivam novos artistas, além de ações comunitárias em parceria com a prefeitura do município

https://www.instagram.com/p/CfZ7_YWPhk5/
  • Projetos sociais

A empresa ainda conta com vários projetos sociais, que incentivam a educação, auxiliam a população com baixa renda, promovem a arte e a cultura. Os projetos são comunicados por meio dos canais já estabelecidos e também são uma forma de estar cada vez mais perto da população.

Dessa forma, a comunicação é uma grande ferramenta para estreitar os laços e o relacionamento com a comunidade, afinal, a empresa faz parte dela. 

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