VINI MURTA – O ATLETA POR PROPÓSITO

A depressão e a síndrome do pânico são enfermidades que acometem milhões de pessoas ao redor do mundo. Vini Murta é uma dessas pessoas. Ele se divorciou em 2015 e, com o fim do casamento e a distância do filho, vieram as doenças psíquicas. Para superá-las, ele se autodesafiou: fazer triathlon para competir na prova mais difícil do planeta, o Iron Man, na Argentina, em dezembro de 2023. E, até lá, ele já vem treinando em outras provas.

“Eu coloquei toda a dor emocional que existia dentro de mim no esporte. No início, eu não sabia nadar, eu não tinha habilidade técnica de ciclismo, nem de corrida“, relembra.

Diante do desafio, o influenciador digital lançou o Atleta por Propósito, projeto que tem como objetivo mostrar para as pessoas que os esportes e suas inúmeras modalidades são grandes ferramentas para ajudar a superar os desafios da vida.
Foi então que, em junho de 2019, Vini começou a treinar. Em novembro do mesmo ano, participou da Meia Maratona do Rio de Janeiro, na qual ficou entre os 100 primeiros atletas. Em junho de 2022, competiu a Maratona Internacional de Porto Alegre, na qual conseguiu a classificação para participar da Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

A Maratona de Boston é considerada a mais antiga do planeta e, para participar dela, o atleta precisa alcançar um índice classificatório. Homens de 18 a 34 anos precisam terminar o circuito em até 3h. Já as mulheres da mesma faixa etária precisam terminar a prova em até 3h30 minutos. As provas classificatórias são aquelas que têm o selo da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). Para competir em Boston, o corredor precisa comprovar o tempo em uma outra corrida e realizar a inscrição. Na sua classificação, Vini ficou entre os melhores maratonistas (18%) do Brasil na corrida de Porto Alegre em junho de 2022. Atualmente, a Maratona de Boston recebe mais de 30 mil corredores de mais de 118 países. Este ano, a prova será realizada em 17 de abril, terá 42 km de percurso e será televisionada. 

“Fazer parte disso só é possível porque sempre que estou treinando, em minha mente está o propósito maior que é estimular as pessoas a não desistirem da vida, a não cometerem o suicídio”, enfatiza.  

E os preparativos para a prova estão a todo o vapor. “Nos treinos, estamos conseguindo surpreender em performance, mesmo tendo bastante dificuldades em questão de equipamentos, alimentação e suplementação. Mas estou entregando o meu melhor e estou gostando muito dos resultados. Minha intenção é representar o Brasil com excelência”, afirma.

Apesar de toda dedicação, Vini tem esbarrado num problema que atinge milhares de esportistas em todo o Brasil: a falta de investimento e apoio de empresas privadas aos atletas e projetos esportivos. Essa dificuldade em investir nos esportes está diretamente ligado com a pouca cultura das empresas de utilizar o patrocínio como ferramenta de marketing e/ou comunicação, o que leva à falta de pesquisas a respeito e planejamento estratégico; além de um pouco de dependência de Leis de Incentivo (governo) e ainda a preferência pelo futebol como esporte para patrocínio.  

Diante de tantas dificuldades, só resta ao Vini pedir ajuda. “Neste momento preciso de patrocínio para participar da Maratona de Boston. Algo em torno de 28 mil reais. Esse valor irá custear as passagens, alimentação, estadia, visto e outras demandas”, explica. 

Para quem quiser ajudar o Atleta por Propósito, Vini garante que a marca terá bastante visibilidade. “Temos uma excelente estrutura para dar visibilidade para quem quiser ajudar, como: palestras, websérie que vamos lançar, o site e as redes sociais. Ou seja, a marca da empresa estará em todos os lugares e o alcance será grande”, afirma.  

E claro, pessoas físicas também podem contribuir com a causa. Basta fazer uma doação na vakinha online, assim como as pessoas jurídicas.  

Vinicius Murta 

(31) 98894-3227

www.atletaporproposito.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *