A importância do Design nas empresas

Foi-se o tempo que o designer era visto só como aquele profissional que deixa as coisas “bonitinhas” (SIM! Já tive que ouvir muito isso toda vez que eu contava qual era minha profissão). As grandes empresas e até mesmo as que não são grandes ainda já entenderam o quanto é fundamental essa profissão para a sua decolagem no mercado.

O design cresceu tanto, mas tanto, que as áreas de estudo tiveram que ser desdobradas para serem melhor exploradas e hoje o universo digital, por exemplo, tem sido um mercado que cresceu de forma devastadora nos últimos anos. Por quê?

Gente! Design é projeto, é estudo, é solução de problemas.

A parte visual existe? Claro! Mas é a consequência de um estudo muito bem feito de todas as questões que envolvem a percepção das pessoas com as quais queremos estabelecer uma conexão. O maior erro de uma empresa hoje é achar ela já conhece todos os problemas referentes ao seu público… fala sério, né? Até parece que as pessoas não estão sempre mudando.

O papel mais importante do designer é ser um “pesquisador”, aquela pessoa que vai desdobrar todo o sistema que envolve seu campo de trabalho, que vai mapear perfis, que vai testar como funciona, que vai experimentar e só depois é que vai fazer brilhar sua “lâmpada mágica das ideias brilhantes” (hoje estou inspirada, rs)!

Ser inventivo, criativo e bom de visual não é bom? SIM, mas não é o mais importante! E não vai trazer resultado algum se não se conhece o terreno em que andas.. captou?

É designer? Coloca aí sua opinião! Não é Designer? Coloca também! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *