
Você já ouviu ou leu sobre etiqueta na internet?
Se não, aprecie o texto que é interessante saber sobre o tema, principalmente para praticar a #netiqueta aqui no #LinkedIn.
Se sim, convido você a partilhar e incrementar sua opinião, na perspectiva de contribuir com o crescimento dos colegas da rede!
E o que é Netiqueta?
Todo espaço de convivência humana necessita de regras de comportamentos adequados e alinhados à cultura local. No ambiente virtual, não poderia ser diferente, afinal de contas, o ciberespaço é um lugar destinado ao relacionamento entre pessoas com diversos interesses.
Nesse sentido, a Netiqueta é um conjunto de regras de etiqueta na internet – Isso mesmo, etiqueta não está relacionada só ao comportamento físico/corporal/gestual em grupo, está relacionada também à forma como você escreve e expõe sua opinião na internet. São os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável umas com as outras.
O melhor conceito que encontrei na internet foi:
“É o conjunto de boas maneiras e normas gerais de bom senso que proporcionam o uso da internet de forma mais amigável, eficiente e agradável. É importante ressaltar que, em alguns casos, o descumprimento dessas regras pode significar a perda de grandes oportunidades.” – Mundo Educação
Para tanto, vale algumas dicas de aplicação da Netiqueta. Observe e comece a utilizá-las em suas postagens, envios de e-mails, WhatsApp, SMS… enfim, tudo o que for virtual:
#1 Cuidados com a linguagem utilizada
A comunicação com qualquer pessoa precisa ser adequada e personalizada, concorda? Por isso, é muito importante adequarmos a linguagem ao contexto no qual estamos inseridos no processo de comunicação. Mesmo em uma comunicação informal, é muito importante manter o respeito, a clareza e a objetividade.
#2 Cuidados com o teor do assunto da mensagem
Seguindo a lógica do contexto, a escrita é indubitavelmente importante. Nesse caso, verifique se o conteúdo é pertinente ao contexto da comunicação estabelecida. Ao fazer citações, é importante mencionar as referências – com isso você ganha credibilidade. Além disso, você é único. Suas opiniões também. Seja autêntico! A comunidade virtual enriquece com a diversidade de opiniões.
#3 Respeito ao nível de conhecimento de cada pessoa
Lembre-se que as pessoas não apresentam o mesmo nível de conhecimento. O respeito à individualidade e à maneira de pensar e de se comunicar do outro é fundamental. Embora um comentário pareça óbvio ou sem sentido para você, para a outra pessoa pode parecer necessário – além do mais, “O óbvio também precisa ser dito” * às vezes. Portanto, procure auxiliar o colega sempre que puder, de forma educada e construtiva. Dessa forma, você gera empatia e constrói bons relacionamentos.
*Vale a leitura: “O óbvio também precisa ser dito”, livro do autor Guilherme Pintto, Editora Planeta.
#4 Atenção à formatação da mensagem
O formato do texto, seja em tamanho, tipografia, aspectos visuais e densidade da mensagem, é muito importante na comunicação virtual. Portanto, ao enviar uma mensagem no ambiente virtual, observe os seguintes aspectos:
a) Escrever palavras ou frases inteiras em letras maiúsculas pode parecer ao receptor que você está gritando para dar ênfase à alguma parte do texto. Caso você deseje destacar alguma palavra ou frase, utilize negrito (bold). O uso de itálico é indicado para palavras estrangeiras;
b) Quando você precisar escrever uma mensagem muito longa, divida seu texto em blocos ou numere por assuntos. Isso facilita a leitura, a compreensão e a assimilação do conteúdo. Mensagens muito grandes e contínuas são cansativas, ainda mais em uma tela de computador;
c) É importante manter uma relação harmônica de cores entre o texto e o plano de fundo utilizado para que os leitores possam visualizar as informações com facilidade e para que sejam respeitadas as orientações para acessibilidade. O uso de cores, seja na fonte ou no sombreamento, deve ser evitado, pois pode poluir o visual e até dificultar a leitura, como é o caso de cores com tonalidades muito claras. Atenção, não precisa ser um designer, basta ter um pouquinho de senso estético;
e, por fim,
d) Evite o uso de “emoticons“, especialmente em ambientes profissionais. Esses recursos são mais indicados para comunicações mais pessoais e informais. Sim, Sim… Esse último tópico é muito pertinente, embora tenha algumas ressalvas. E como estamos em um ambiente democrático, espero ter algumas pontuações suas sobre o tema.
Para incrementá-lo, vale a pena assistir esse episódio do “Café Filosófico” com a participação dos saudosos Marcelo Tas e Prof. Mário Sérgio Cortella – Do internetês aos emojis, uma conversa muito divertida e de conteúdo rico, penso eu que você vai gostar.
Depois volta aqui e opine!
Growth Hacker I Empreendedora I Investidora Anjo I Founder Design Express Virtual e Agência Ideação
?Ajudo EMPRESAS a se tornarem mais HUMANAS.