Por que você faz o que faz?

Por que a sua empresa oferta esse produto ou serviço?

Por que a sua existência é importante?

Por que outras pessoas, e até empresas, precisam te conhecer?

Por que você deve ser escolhido dentre outros milhares no seu segmento?

Vamos lá, responda com sinceridade. Caso não tenha as respostas, volte ao seu Sumário Executivo* e refaça a sua estratégia de negócio. JÁ!

Sim, porque para crescer, ter alguma chance de sucesso, você precisa ter um propósito, uma vocação verdadeira  para ter resultados melhores. Esse propósito pode ser definido como um modo único e autêntico por meio do qual sua “marca” fará a diferença no mundo – UAU! Bom, se o mundo for grande demais para esse momento, pense no seu mercado, na sua comunidade, na sua vizinhança, na sua calçada…

Alguém com um propósito não pensa apenas na aquisição de clientes ou em apenas vender algo, seu desejo vai além. Pensa na diferença que fará na vida das pessoas e, por isso, seus colaboradores e a sociedade estão relacionados no modus operandi do seu negócio. Uma das 5 perguntas legais que você pode fazer é:

 – O que o mercado (pode colocar mundo aqui se preferir) perderia caso minha empresa e/ou meu negócio deixasse de existir?

Imagine isso.

Quão importante você é para fazer falta para alguém, para um nicho, para uma sociedade?

Calma, calma! Se encontrou dificuldades nesse exercício, você não está sozinho. A maioria das empresas brasileiras e/ou profissionais liberais ainda não compreenderam a importância do seu PORQUÊ. E é por isso que resolvemos abrir nosso blog com esse tema. Simplesmente, PORQUE é importante que você, em conjunto com a sua equipe, descubram o verdadeiro propósito que os fazem existir. Ao descobrir isso, será mais fácil atrair pessoas que tenham a mesma sinergia e queiram contribuir com o seu crescimento, afinal, o seu propósito deverá contribuir com o propósito delas, isso é reciprocidade.

Para ajudar você nessa tarefa, fomos buscar alguns exemplos bem conhecidos: 

Apple  – não vende computadores; ela vende design, inovação e criatividade – uma dica de leitura é a biografia de Steve Jobs, leia, vale a pena! Digamos que você é um daqueles iPhomaníacos, você se imaginaria sem um iPhone? Ou imaginaria o mundo sem essa maçã?

Alpargatas com as Havaianas – não vendem apenas chinelos. No início sim, antes de descobrirem que era muito mais legal vender a alegria de viver do povo brasileiro. (Você tem quantas havaianas?!)

Falando ainda em livros (somos meio viciados, rs)… John Mackey e Raj Sisodia, em seu best-seller “Capitalismo Consciente”, faz uma analogia entre borboletas e pessoas. Assim eles colocam:

“Como pessoas, podemos optar pela existência da lagarta, consumindo o máximo que pudermos do mundo e devolvendo quase nada. E, como elas, que podem se tornar borboletas, temos capacidade de evoluir de modo tão formidável a ponto de nos transformarmos em seres que criam valor para os outros e ajudam a tornar o mundo mais bonito.”

Nesse sentido, empresas e marcas (criações de pessoas) têm diante de si, diariamente, a escolha de evoluir e adotar um propósito maior para dar sentido às suas existências.

E é nessa linha que compactuamos com o escritor Simon Sinek,

“Conhecer o seu porquê não é a única forma de ser bem-sucedido, mas a única forma de manter um sucesso duradouro e ter uma mescla melhor de inovação e flexibilidade.”

Simon Sinek

Não obstante, o propósito da Agência Ideação e/ou o nosso “porquê” é ajudar pessoas – profissionais liberais e pequenas e médias empresas (PME´s) a crescerem com o seu PORQUÊ.

Para isso, oferecemos uma série de formatos de serviços tangíveis para que consigam demonstrar seu valor para seus clientes. Compartilhe com a gente, nosso interesse é genuíno em contribuir com o seu negócio.

*Sobre o Sumário Executivo: A primeira parte de um plano de negócios é a realização do sumário executivo. Uma vez que você tenha desenvolvido as outras partes, descreva o conceito geral do negócio, como ele será monetizado, quanto financiamento será necessário, onde ele está no momento, incluindo sua posição legal, quem são as pessoas envolvidas, um breve histórico e tudo o mais que fizer com que ele pareça ser uma proposta vencedora.


Daiana Sampaio

Growth Hacker I Empreendedora I Investidora Anjo I Founder Design Express Virtual e Agência Ideação

Ajudo EMPRESAS a se tornarem mais HUMANAS.

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