Feiras e eventos podem ser grandes oportunidades para novos negócios

Quem não gosta de uma feira?! Apesar da internet e da diversidade de novos canais, as feiras e os eventos segmentados sempre reúnem grande público e continuam impulsionando os negócios. Após o impacto da pandemia de covid-19, quando o setor sofreu com os fechamentos, a partir de 2022, as feiras e eventos começaram a retomar as ações presenciais, ganhando novamente o calendário anual com números expressivos.

As feiras são ótimas oportunidades para mostrar produtos, serviços, divulgar a marca, sendo grande ferramenta de marketing, além de conectar expositores e vendedores, incentivar determinada cultura e ajudar uma comunidade, estimulando também o empreendedorismo.

E, se o empreendedorismo se tornou uma atividade fundamental para o desenvolvimento de uma localidade, as feiras são a porta de incentivo ao crescimento.

O mercado das feiras

O mercado das feiras e eventos influencia cada vez mais a vida econômica das empresas. Segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), os eventos e o hub setorial somam 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB), movimentando R$ 291,1 bilhões por ano.

Minas Gerais e a capital mineira já fazem parte da rota dos principais eventos e feiras de negócios, se destacando pela grandiosidade, retorno financeiro e reunião de público, trazendo vantagens importantes. As feiras e eventos movimentam não apenas a economia, com a geração de emprego e renda, mas também o setor de turismo, infraestrutura, indústria, cultura, entre outros, contribuindo ainda para a sustentabilidade.

Conexão e oportunidades de negócios

Além de reunir variados expositores, as feiras também são uma ótima oportunidade para os empreendimentos que realizam esses eventos. 

As médias e grandes empresas podem disponibilizar espaços ou auxiliar na realização das feiras. Isso favorece a participação dos pequenos empreendedores, pois reduz os gastos, favorece a localização e infraestrutura para os eventos, otimiza processos, o ambiente proporciona novas parcerias e negócios, além de beneficiar as vendas e as relações de mercado.

Por que participar de feiras e eventos?

Expor em uma feira ou realizar um evento é uma excelente oportunidade de negócio tanto para quem está começando como para empresas já consolidadas, trazendo diversos benefícios, como:

Maior alcance e fortalecimento da marca 

A exposição promove maior visibilidade para uma marca ou produto, atingindo um número maior de potenciais clientes, pois esses eventos reúnem pessoas de diversas regiões. Assim, a feira pode ser uma grande chance para expandir o alcance e relevância da marca, ressaltando seus valores e propósito

Aumento das vendas

Com o grande público das feiras, a chance de vender mais produtos também é maior. É possível conversar, tirar dúvidas sobre produtos, negociar preços, além de lançar novos modelos no mercado.

Ampliação do networking e parcerias

Esses eventos reúnem grande número de especialistas e pessoas que são referência em determinada área de atuação. O que se torna uma ocasião para conversar, discutir assuntos pertinentes, aumentar os contatos, ganhar experiência, descobrir novas tendências do segmento e aumentar as parcerias.

Proximidade com o público

As feiras proporcionam um encontro entre empresas ou empreendedores e clientes. É uma chance de mostrar mais o negócio para os clientes, na qual o empreendedor pode fazer demonstrações, tirar dúvidas, captar leads, melhorar o relacionamento e engajamento, ouvir sugestões e, consequentemente, estreitar os laços com a comunidade.

Projeto Feira TOP

Planejamento: como estruturar um projeto para feiras? 

Para aumentar as chances de sucesso de uma feira, é preciso ter um bom planejamento, organização, transparência e uma comunicação assertiva, a fim de garantir a melhor experiência para o público visitante.

Além disso, é preciso sempre alinhar os objetivos tanto dos expositores quanto dos organizadores para que seja uma relação de benefício para todos; é importante escolher o público ligado à feira, a fim de se conectar com ele; definir formato, local e data; verificar logística, materiais, equipamentos, infraestrutura, acesso, limpeza, segurança, enfim, cada detalhe importa na realização de uma feira ou de um evento.

E você, empreendedor, deseja entrar no mercado das feiras e eventos? Fale conosco. Vamos ajudar você a conquistar seus objetivos.

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