O conceito de rede social se refere à uma comunidade, grupos de pessoas com interesses em comum, que tem o objetivo de compartilhar informações. E ela já existia muito antes dos meios digitais. Já as mídias sociais são ferramentas eletrônicas para se comunicar, principalmente através da internet. Assim, podemos dizer que mídias sociais são meios para se construir redes sociais para compartilhamento de conteúdo.
Entretanto, atualmente, é verdade dizer que as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de relacionamento para se tornarem um espaço para comunicação e venda entre empresas e seus clientes. Todos os dias, são milhares de dados postados nas várias mídias sociais, sejam de forma orgânica ou patrocinada, como tentativa de chamar a atenção e o engajamento do usuário. A cada minuto, 347 mil novos stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp. Os dados são de 2020 e foram publicados no infográfico Data Never Sleeps da Domo, empresa especializada em computação na nuvem.
Isso significa que, enquanto você lê este texto, milhões de informações serão disponibilizadas na rede. Logo, nessa avalanche de conteúdo, como se diferenciar e gerar valor? Talvez a resposta seja óbvia, mas não tão simples: propósito, conteúdo e estratégia.
Mercados são conversas
O desafio não está apenas em colocar o produto no mercado, mas ter a habilidade de fazer parte de um mercado de conversas e relacionamentos, nunca se esquecendo do principal objetivo de uma rede social. As empresas precisam falar com seus consumidores, entendendo onde estão e como se relacionam no dia a dia.
É preciso pensar sempre no espaço que sua marca quer ocupar na mente do consumidor, como gerar confiança, se diferenciar e criar autoridade para ajudá-lo a enfrentar seus desafios.
Dessa forma, é preciso pensar em estratégias que revelem o propósito da marca, o que ela é e como pode criar impacto na vida do consumidor, falando realmente de gente pra gente.
Não basta apenas postar
Estratégia não quer dizer apenas fazer publicações todos os dias, mas definir o propósito e objetivos da marca, montar um bom planejamento de marketing e comunicação integrada, realizar estudo de mercado, conhecer bem o público consumidor e ter profissionais especializados para desenvolver todo o trabalho.
A partir disso, é importante entender quais plataformas seu público utiliza, mapear comportamentos e horários de uso para, então, definir o tipo de conteúdo a ser transmitido. Lembrando que todo conteúdo deve ser original e relevante, a fim de gerar valor para o usuário, do contrário ele se perderá no meio das outras informações.
Outra questão é que nem sempre o maior número de seguidores ou curtidas correspondem a um engajamento real ou conversão em vendas. Números são importantes, mas nem tanto. Ter um alto número de seguidores não é o que realmente importa, mas a qualidade da audiência e como esses seguidores podem se transformar em clientes e influenciadores da sua marca.
A presença da marca deve ser útil para o usuário. Por isso, é preciso segmentar o público, conhecer a plataforma que ele utiliza para, então, definir o plano editorial, realizar monitoramento e relatórios para mensuração dos resultados.
Estudo das plataformas
Cada mídia social tem sua plataforma e possui características, ferramentas e especificações técnicas diferentes para postagens. Assim, é fundamental saber seu manual de uso para organizar melhor o conteúdo, torná-lo o mais acessível possível para o usuário e não ter problemas com bloqueio ou até mesmo exclusão da postagem ou da conta.
Em várias plataformas, por exemplo, é possível fazer lives, postar diferentes formatos de texto, foto, vídeo, gif, inserir músicas, figuras, além de poder marcar localidade, fazer posts colaborativos com parceiros e inserir hashtags (ou seja, palavras ou expressões em alta, que segmenta seu mercado e direciona para conteúdos relacionados; sempre aparecem com o símbolo # – cerquilha -).
As hashtags trazem melhor resultado e maximizam o desempenho do seu conteúdo. Contudo muitas delas já foram banidas de várias mídias sociais, fazendo com que o conteúdo não atinja o alcance desejado. Palavras ou hashtags podem ser banidas devido ao tipo de conteúdo publicado, que pode ser considerado pelos algoritmos como inapropriado ou ofensivo, como notícias falsas, conteúdo sexual e spam. Assim, o estudo das plataformas é essencial, pois o conteúdo malfeito e mal direcionado pode levar até mesmo à exclusão da conta.
Plano editorial
Após realizar o diagnóstico do público, do mercado, determinar os objetivos e persona da marca, além das plataformas, é preciso definir o plano editorial de todo o conteúdo que será compartilhado nas mídias sociais.
No plano editorial, serão delimitados formatos, linguagem, testar abordagens, realizando monitoramento para saber como os usuários respondem a elas. É importante ter conteúdos que informem, ensinem, entretenha, gere conversa, ou seja, desperte o conhecimento para o seu mercado a fim de resolver o problema do cliente, para depois criar persuasão e consideração para a sua marca (oportunidade) e, então, gerar informações sobre seu produto para que o consumidor possa decidir a compra.
Todo conteúdo deve desenvolver narrativas relevantes em torno do produto ou serviço, ou seja, nessa conversa proposta com o usuário, é preciso contar a verdadeira história para informar, inspirar e esclarecer, a fim de gerar maior engajamento, empatia e melhor experiência.
Monitoramento
Não é só postar e sair correndo! Todas as publicações devem ser monitoradas para saber como o público recebeu aquele conteúdo e o que estão falando de sua marca: quais foram os comentários (responder todos), qual foi o número de curtidas, compartilhamentos, alcance, além de mapear todos os dados por meio das métricas gerados pela plataforma ou outras que permitem o monitoramento.
Nessa etapa, os principais objetivos são:
– Mensurar;
– Qualificar;
– Quantificar;
– Traçar perfis de usuários;
– Verificar possíveis ações e campanhas.
Resultados e ações
A partir dos resultados gerados pelos dados coletados e métricas realizadas, é possível analisar e definir novas estratégias, desde oportunidades a ações em longo prazo. Da mesma forma, é importante prever crises, ficar de olho na concorrência e nas tendências de mercado. Bons resultados são consequência de boas estratégias.
Sendo assim, é fundamental entender como utilizar as mídias sociais a favor da marca, pois, quando bem utilizadas, elas podem ser grandes ferramentas para o relacionamento e para os negócios.
Confira as hashtags banidas pelo Instagram em 2022.
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