Identidade visual: muito mais que uma logo

Se você vê um fundo vermelho e uma listra branca curva e logo associa à Coca-Cola, a letra M sobre um fundo vermelho e lembra do Mcdonalds ou uma maçã mordida e pensa imediatamente na Apple, acaba de provar que a identidade visual dessas marcas funciona muito bem.

Contudo não é preciso ser uma dessas marcas gigantes para construir uma boa identidade visual. Basta ter um conceito forte, trabalhar o design e saber aplicá-lo em cada tipo de mídia e comunicação (além, claro, de saber trabalhar o branding e as outras estratégias de marketing e comunicação integrada).

A identidade visual é uma das primeiras e principais estratégias de marca, que auxilia no desenvolvimento e reconhecimento de produtos, serviços e qualquer negócio.

O que é identidade visual e qual a sua importância?

Não é apenas a logo da empresa. A identidade visual é composta por um conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar o propósito, os valores e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Em outras palavras, é como a empresa se mostra e é reconhecida pelo seu público, sua assinatura, sua identidade.

A identidade visual transmite o valor e a força da marca, sendo um diferencial de mercado. Quanto maior a relevância e a presença dos seus elementos na vida do público, mais ela será percebida e lembrada, tornando-se única. O que aumenta também o sentimento de identificação e, com o tempo, proximidade, engajamento, confiança e pertencimento do público. Algumas identidades podem mudar conforme o mercado, público e estratégia, outras podem durar para sempre. 

Os principais elementos da identidade visual são: nome (logotipo), paleta de cores, tipografia, slogan, que compõem o manual da marca e são aplicados na papelaria, embalagens, eventos e peças de comunicação. Todos são definidos conforme o conceito da marca, público-alvo, mercado e os objetivos de comunicação, e devem ser usados de forma integrada, mantendo sempre a unidade visual.

Os elementos da identidade visual

A logo é a representação visual do nome da marca por meio de um ícone; ou pode ser chamada também de logotipo, quando vem associada a um nome escrito. A logo carrega todo o conceito, valor e propósito da marca (da empresa), é o principal elemento que dará origem aos demais que comporão a identidade visual.

Slogan

Frase concisa que representa o conceito da marca. Deve ser curto, objetivo, forte e de fácil memorização para facilitar a identificação da marca. Pode ser utilizado sozinho ou junto do logotipo.

De acordo com a logo, são definidas as cores que a acompanharão e serão aplicadas na papelaria, embalagens ou peças de comunicação. A paleta é escolhida conforme estudo, levando em consideração a psicologia das cores, o nicho, público e conceito da marca.

É o estudo, criação e aplicação dos estilos e formatos das palavras, a escolha das  fontes.
Esse estudo é muito importante na criação da logo e de seu material gráfico e, posteriormente, em cada peça de comunicação, de acordo com o objetivo, a mensagem e o conceito a ser transmitido.

A identidade visual pode ser aplicada em diversas peças, como no material gráfico da papelaria básica (cartão de visita, papel timbrado, envelopes, pastas, etc.), nas embalagens dos produtos, em eventos e na comunicação para diversas mídias impressas e digitais.

Após a definição dos elementos principais, tudo deve ser explicitado no manual da marca, um documento que apresenta as diretrizes e os padrões essenciais para a utilização da marca e sua identidade visual. O manual contém todas as especificações técnicas com as variações e aspectos formais de aplicação da logo, códigos de cores, fontes, medidas, restrições, representações, enfim, tudo que um designer precisa saber ao utilizar a marca.

O manual é necessário para que as empresas usem suas marcas corretamente e saibam os detalhes que a compõem. É importantíssimo para direcionar qualquer designer que, eventualmente, for criar peças para uma marca já desenvolvida. O objetivo é padronizar a comunicação, reforçando a identidade visual da marca para seus públicos, consolidando-a no mercado. 

Agora que você sabe as principais informações e a importância da identidade visual, que tal pensar em criar a sua? Tem mais dúvidas? Vamos conversar.

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