Escrita criativa na comunicação

Você lê um artigo ou um livro novo, vê um vídeo, uma série, lê uma notícia na internet, chega um alerta de e-mail, acompanha as redes sociais, aparecem anúncios de todo tipo, chegam novas notícias… Wow! Todo mundo está dizendo alguma coisa e fica difícil acompanhar e se interessar por tudo, não é verdade?

Estamos na Era da Informação e da Mobilidade, a cada momento somos submetidos a um bombardeio de informações e cabe a nós fazermos a seleção e os diálogos possíveis dessas informações. No meio de tudo isso, o que mais se sobressai, gera valor ou é mais importante?

Cada mídia exige formato e estrutura diferentes para a criação de conteúdo. Assim, é necessário que profissionais sejam cada vez mais capacitados, com perfis versáteis e inovadores. Nesse sentido, a Escrita Criativa pode auxiliar na criação de textos mais criativos em suas diversas manifestações, a fim de chamar a preciosa atenção e despertar o interesse do público.

Mas, afinal, o que é Escrita Criativa?

A escrita por si só já é criativa em todos os campos, seja na comunicação, na literatura, nas artes e em outras áreas, apresentando técnicas distintas de acordo com o campo na qual está inserida. As autoras Margarida Santos e Elsa Serra afirmam que Escrita Criativa é a forma como se escreve mais livre, original e criativa, fugindo dos caminhos habituais, a fim de trazer novas soluções para a composição de um texto que vá cativar o leitor. Assim, um dos seus objetivos é dar maior liberdade aos praticantes, livrando-os dos bloqueadores do processo criativo, para que, assim, sintam-se mais abertos a escrever.

Segundo o professor português João de Mancelos, a Escrita Criativa consiste no estudo crítico e no exercício de técnicas utilizadas por profissionais para a elaboração de textos, sejam literários (contos, romances, poemas, entre outros) ou não literários (artigos de jornal, reportagens, textos publicitários, ensaios, etc.).

Assim, a Escrita Criativa não tem o objetivo de formar apenas escritores, embora alguns possam até seguir este percurso, mas interessa também a jornalistas, publicitários, professores e até advogados e engenheiros. Seja para realizar uma peça de publicidade, um texto institucional, uma reportagem ou apresentação de projeto, o profissional aprende a usar estratégias de escrita para motivar o leitor / expectador, gerar suspense ou curiosidade e até estruturar as ideias com mais clareza.

Nova relação com o mercado

A Escrita Criativa é uma área que vem se desenvolvendo cada vez mais no Brasil, ganhando espaço em oficinas, cursos e, mais recentemente, na Academia. Enquanto o espaço da universidade ainda tem maior foco na criação literária, os cursos mais rápidos e oficinas já trazem práticas mais interdisciplinares, com técnicas e conceitos aplicados também ao texto não ficcional, voltados a quem necessita produzir conteúdo mais original e criativo.

O ensino e prática da Escrita Criativa desperta para melhor uso e consciência da linguagem, pensando desde a escrita em si, no desenvolvimento do texto com suas metáforas, gatilhos mentais, estratégias de storytelling, criação de personagens para narrativas mais interessantes até o desenvolvimento de maior sensibilidade com o texto, pensamento crítico, relação com o público, geração de conteúdo de valor, além de permitir que os praticantes desenvolvam mais a leitura e a criatividade.

Na comunicação, os profissionais são estimulados a escrever criativamente para qualquer plataforma, podendo atuar como redator, jornalista, editor, revisor de texto, consultor ou roteirista e com diferentes gêneros e linguagens em meios convencionais ou digitais (livros, periódicos, sites, mídias sociais, podcasts, etc.).

Nos novos tempos da comunicação móvel não há mais obstáculos, há liberdade na troca de informações. A comunicação não está mais limitada a lugares fixos, muda-se os padrões de concepção de tempo, espaço, modos de viver, agir, pensar e criar, exigindo também novas abordagens para os processos criativos. Com todos “on-line” diariamente, as redes sociais e os meios digitais abriram novos caminhos e fizeram com que as pessoas também se sentissem com mais poder de voz e expressão, já que sua mensagem ganhou mais alcance.

Tudo isso abre aos profissionais novas possibilidades de criação, horizontes inéditos para a exploração ou até mesmo para a reinvenção de antigas técnicas. Logo, as formas de linguagem, leitura e escrita precisam ser alteradas e totalmente moldadas para a sociedade globalizada. A Escrita Criativa está no campo híbrido, inter e transdisciplinar que tem muito ainda a ser explorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *