O empreendedorismo tornou-se uma grande atividade que contribui cada vez mais para o desenvolvimento de um país e de uma sociedade. Empreender é buscar soluções e realizar projetos para transformar oportunidades em negócios lucrativos. Os empreendedores são agentes ativos e inovadores, com liderança e visão estratégica, capazes de pesquisar o mercado, assumir riscos e gerar ideias criativas.
Segundo dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apurados de 2001 a 2011, os pequenos negócios representam 27% do PIB do Brasil e vem crescendo muito nos últimos anos. A pesquisa ainda mostra que as micro e pequenas empresas já são as principais geradoras de riqueza no Comércio brasileiro (53,4% do PIB); na Indústria, representam 22,5% e nos Serviços, 36,3%, mais de um terço da produção nacional.
Nesse sentido, o empreendedorismo local pode ser uma porta para o impulsionamento de diversos trabalhadores e ter impacto significativo na economia e na comunidade de uma região.
Impacto do empreendedorismo local
Pequenos negócios podem ser pequenas indústrias, comércios, microempresas de serviços, atividades dos microempreendedores individuais (MEIs), entre outros. O empreendedor possui papel determinante no desenvolvimento de uma área, pois se aproveita dos recursos e da cultura local, incentivando o crescimento sustentável.
Quanto maior a atividade empreendedora de uma região, maior a renda, menor a informalidade e o desemprego. Com o avanço dos negócios, aumenta também a oferta de mão de obra, melhora a qualidade dos produtos desenvolvidos e da prestação de serviços, favorecendo grandes parcerias. Empresas que valorizam o empreendedorismo podem estimular as lideranças locais, melhorar as estratégias e o ambiente para novos negócios e incentivar os novos talentos, pessoas com possibilidades de produzir riquezas e impulsionar o desenvolvimento.
As atividades empreendedoras ainda aumentam a circulação de produtos e pessoas, favorecendo as melhorias na infraestrutura e qualidade de vida da população. Desse modo, o fortalecimento do empreendedorismo é essencial para a valorização e crescimento dos produtores independentes de vários segmentos, como arte, artesanato, design, literatura e gastronomia. Além de tudo, auxilia principalmente na conexão com a comunidade.
Feira TOP e o apoio aos microempreendedores
Apoiar os pequenos também é preservar a história, a memória e a cultura de um povo e uma região. Cada produto é feito de forma única e exclusiva, detalhe a detalhe, cheio de afeto e significado.
Exemplo de incentivo ao empreendedorismo, a Feira TOP é o mais novo projeto do Topázio Mall para incentivar o Trabalho, Otimismo e Propósito dos artistas, artesãos e produtores do bairro Alípio de Melo e região da Pampulha, em Belo Horizonte.
O objetivo é envolver a comunidade da região onde o centro comercial atua, oferecendo produtos artesanais, além de conveniência, a fim de fortalecer a economia, a cultura, o empreendedorismo e o desenvolvimento locais, como destaca Daiana Sampaio, CEO da Agência Ideação e responsável pelo marketing do Topázio: “A Feira TOP conseguiu fortalecer a cultura e o empreendedorismo locais. Desde o início, a nossa ideia era promover uma conexão maior entre os produtores e a comunidade. E nós conseguimos isso com a feira, impactando também no desenvolvimento econômico da região. Isso foi fantástico”, afirma.
Já os expositores e visitantes também têm aprovado a ideia. Luiza Andrade, da Lukids, que faz laços e acessórios diversos para o público infantil e adulto, já participou duas vezes da feira e não pretende sair. “O que me atrai é a organização. Vocês estão abertos para as nossas ideias, nossas opiniões. O local é superagradável, enfim, acho que tem um futuro extraordinário. Eu e minha sócia estávamos procurando uma feira para poder fixar. Nossa ideia é estar sempre presentes, pois sabemos que é assim que fidelizamos os clientes”, destaca.
Leandro e Carlos, visitantes da feira, contaram um pouco sobre a experiência: “Nós gostamos muito. Vimos que tem bastante produtos, variedade muito grande e gostamos muito do que vimos. Aqui é um ambiente muito bom, aí tem a praça logo aqui em frente, né, e é um ambiente muito familiar. A gente gosta muito daqui”, afirma Leandro.
O projeto da feira ainda tem favorecido os lojistas do Topázio, criando novos atrativos para o público: “A gente percebe que o fluxo de clientes tem aumentado no shopping e nas lojas. São pessoas novas que não conheciam o ambiente e que, por meio da feira, passaram a frequentar o local, e isso é bacana”, enfatiza Wander Rizato, gerente da Boa Festa, loja de artigos variados para decoração de festas e comemorações.
Comunicação para pequenos negócios
Os maiores desafios do crescimento de uma região é criar condições para que a comunidade local seja a protagonista, satisfazendo assim suas necessidades fundamentais. Nesse sentido, é preciso facilitar o acesso a recursos aos empreendedores, incentivar a capacitação, promover parcerias entre as organizações locais e governamentais, a fim de favorecer o ambiente de negócios e incentivar o consumo dos produtos.
Dessa forma, a Ideação possui um projeto especial voltado para microempreendedores e profissionais liberais, a ID Start. Mesmo a comunicação sendo um fator primordial para o crescimento de um negócio, sabemos que um dos motivos do não investimento do pequeno empreendedor nesta área ainda é a questão financeira. Por isso criamos a ID Start, para atender os pequenos com a mesma qualidade entregue aos grandes, priorizando o objetivo da agência que é fazer marketing sempre de gente pra gente. Nas palavras de Daiana Sampaio, “abraçamos o negócio do cliente como se fosse o nosso”, e, como mencionado, quanto maior o crescimento local, maior o desenvolvimento de uma comunidade. Esse é o verdadeiro propósito.
E você, possui um projeto empreendedor ou deseja impulsionar seu pequeno negócio? Fale conosco. Vamos ajudar você a conquistar seus objetivos.