Inovação – muito além de um conceito

Quando pensamos em inovação, geralmente associamos a uma ideia totalmente genial e revolucionária, algo jamais visto e que só pode ser realizado por pessoas brilhantes e com muitos recursos. Mas não é bem assim. Na verdade, muitas vezes temos uma visão muito idealizada desse conceito, como uma utopia. Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços e se tornou imperativo para qualquer tipo de negócio. 

A rápida digitalização, a internet das coisas, o metaverso, a indústria 4.0, o marketing 5.0 e as tecnologias comandadas pela inteligência artificial já são uma realidade graças à capacidade que as empresas têm de inovar, respondendo às demandas impulsionadas pelos clientes.

No Brasil, com a pandemia de covid-19, nunca se falou tanto sobre inovação. Muitas empresas precisaram se reinventar para continuar e aceleraram o processo. Com isso, no ano passado, o país entrou para a lista dos 10 países do mundo com maior número de startups (atualmente em 10º lugar, segundo o site Startup Ranking) e ainda  ocupa a 57ª posição no Índice Global de Inovação (IGI) entre 132 países, de acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

O que é inovação e a inovação em marketing

De acordo com o Manual de Oslo, publicação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tida como referência mundial para os conceitos e metodologia para analisar a inovação nas empresas, a inovação pode ser definida como: 

“um produto ou processo novo ou aprimorado (ou uma combinação dos dois) que difere significativamente dos produtos ou processos anteriores da empresa e que tenha sido introduzido no mercado ou colocado em uso pela empresa”.

Inovar é tornar algo novo, introduzir novidades e melhorias, é renovar, recriar. É uma forma de pensar e agir colaborativamente que vai se concretizar na resolução de um problema por meio de um produto, tecnologia, serviço, processo ou modelo de negócio, por exemplo, agregando valor à marca. É possível inovar em qualquer área e em diferentes contextos. 

A inovação é um esforço complexo que exige estratégia, escuta ativa, além de um conjunto de práticas e processos transversais de estruturação, organização e incentivo. Nesse contexto, a inovação em marketing busca melhorias nos produtos, nas ferramentas de comunicação, tanto offline quanto online, nos canais de venda e distribuição, ou seja, transforma completamente as formas de consumo e a maneira com a qual a marca se relaciona e se conecta com seu público, buscando conhecer realmente suas dores para trazer soluções que façam sentido. 

Elementos essenciais para a inovação

Alguns dos fatores centrais para a inovação são:

  • Conhecimento: seja prático, técnico ou científico, o conhecimento é a base para a resolução de problemas, criação de novos produtos, negócios ou melhorias de processos. A inovação está associada a uma gama de conhecimentos e a boa utilização dos recursos oferecidos pela gestão desse conhecimento.
  • Criatividade: para inovar, é preciso ideias, insights para solucionar problemas, desenvolver produtos e negócios, trazendo resultados positivos para as organizações. Com criatividade, é possível o desenvolvimento de diferentes técnicas, aprimoramento de  métodos, isso devido ao conjunto de fatores que agregam conhecimento, como por exemplo a experiência compartilhada, permitindo a evolução dos processos.
  • Implementação: a inovação se concretiza quando ela sai do papel, quando é aplicada, colocada em ação ou disponibilizada para o uso. 

Segundo a consultoria McKinsey & Company, existem ainda oito elementos essenciais para as empresas inovarem, divididos em fatores estratégicos e organizacionais. 

– Fatores estratégicos e criativos: Aspirar, Escolher, Descobrir e  Evoluir – ajudam a definir e priorizar os termos e condições sob os quais a  inovação é mais provável de prosperar.  

Fatores organizacionais: Acelerar, Escalar, Estender e Mobilizar – lidam com a forma de entregar e organizar a inovação para que ela contribua significativamente para o desempenho dos negócios. 

Por que inovar?

Empresas que inovam mais, crescem mais. É preciso sempre acompanhar e estar alinhado às tendências de mercado e às novas tecnologias. Ao inovar, é possível desenvolver novos produtos, reduzir custos e burocracias, aumentar a produtividade, os lucros e a vantagem competitiva, melhorar a relação com a equipe e trazer mais benefícios para os consumidores. 


Pensar em inovação é pensar na resolução de problemas, na otimização de processos, no bem-estar das pessoas, na forma com a qual consomem produtos e serviços e como ocupam os espaços, para que qualquer decisão inovadora seja com o objetivo de melhorar cada vez mais sua experiência e relações. Além disso, a inclusão social, a diversidade e a sustentabilidade também são motores imprescindíveis para a inovação, um caminho indispensável para a sociedade.

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